Estação e Praça Angle Lake / Brooks + Scarpa

Estação e Praça Angle Lake / Brooks + Scarpa - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Brooks + Scarpa; Brooks + Scarpa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  37393
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ben Benschneider
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Portland, Selux, Stepstone
  • Engenheiros E Arquitetos Locais: Berger ABAM
  • Equipe De Projeto Brooks + Scarpa: Lawrence Scarpa, FAIA – Arquiteto Responsável, Angela Brooks, FAIA, - Executivo, Mario Cipresso, AIA - Arquiteto, Emily Hodgdon, Mark Buckland, Eleftheria Stavridi, Jeff Huber, AIA, Chinh Nguyen, c _Con-425E1F2732D Diane Thepkhounphithack, Cesar Delgado, Fui Srivikorn, Christina Wilkinson, Royce Scortino, Sheisa Roghini, Soha Momeni, Ryan Bostic - Equipe de Projeto
  • Equipe De Projeto Berger Abam: Bob Griebenow, Executivo, Lars Holte, P.E. - Diretora de Projetos
  • Paisagismo: Brooks + Scarpa e David Sacamano-BergerABAM
  • Engenharia: BergerABAM – Engenharia Estrutural ; Stantec– Elétrica e Iluminação; Sazan Group, Inc. - Instalações; Luminescense – Projeto luminotécnico; BergerABAM – Engenharia Civil ; Segurança – Stantec; Shannon & Wilson – Topografia
  • Acessibilidade: Brooks + Scarpa
  • Construtora: Harbor Pacific/Graham
  • Especificações: Brooks + Scarpa and BergerABAM
  • Consultoria De Fachada: Brooks + Scarpa, Lars Holte, P.E., Walter P. Moore
  • Fabricação Envelope: APEL Extrusions and Intermountain Industrial Fab
  • Cliente: Sound Transit
  • Custo: $36.1 million
  • Cidade: SeaTac
Mais informaçõesMenos informações
© Ben Benschneider

Descrição enviada pela equipe de projeto. Generosa em espaços para as pessoas viverem, trabalharem e se divertirem, a nova Estação e Praça Angle Lake consiste em um complexo de uso misto de 1 acre integrando a praça, espaços para eventos, plataformas de embarque e desembarque do VLT, espaços de comércio com bicicletários, além de mais de 3000 m² dedicados a futuros desenvolvimentos baseados nos conceitos do TOD, transit-oriented development. O complexo incluí também um estacionamento para 1150 carros, projetado para futuramente ser convertido em novos usos.

Servindo mais de 2500 passageiros diariamente, incluindo os funcionários da Alaska Airlines, empresa que emprega mais de 7500 pessoas no entorno imediato do complexo e mais de 4000 pessoas que vivem num raio aproximado de 8km da estação, a Estação Angle Lake é um importante nó de transporte para a Sound Transit, assim como este projeto, certificado pela Envision, é significativo para seu portfólio de instalações de transportes. 

© Brooks + Scarpa

Inspirados pela performance 'Dance Geometry', do artista William Forsythe, na qual dançarinos conectam seus corpos ao combinar linhas no espaços que podem ser curvadas, jogadas ou de alguma forma distorcidas, começamos a pensar nas possibilidades que linhas retas podem propor, compondo uma série de movimentos e posições com pouca necessidade de transições. Essa abordagem diminui a necessidade de pensar no resultado, e foca mais em descobrir novos movimentos e transformações.

Axonométrica - Explodida

Partindo de uma superfície pautada, a fachada ondulada é formada a partir da conexão entre duas curvas com uma série de linhas retas que formam sua superfície. Cada um dos elementos de alumínio da fachada foram projetados e  padronizados, buscando maior eficiência estrutural, formal e material, sem desconsiderar a facilidade em maximizar a produção, fabricação, instalação e o custo benefício. Essa técnica permitiu à equipe trabalhar com curvas e formas complexas e racionaliza-las em componentes simples e eficientemente padronizados. Toda a fachada foi instalada em menos de três semanas, sem o uso de guindastes ou equipamentos especiais.

© Ben Benschneider

Cada parte da volumetria do projeto é única e teve de ser geometricamente racionalizada. Em outras palavras, um fabricante deve conceber uma série de desenhos partindo da premissa que técnicas automatizadas de fabricação não estão sempre a mão. Começando a partir dos acordes de cima e de baixo, cada seguimento das curvas foram reduzidos a arcos mensuráveis, ou linhas retas padronizadas. Seguindo o processo, as linhas da superfície foram segmentadas, o que auxilia na otimização da fabricação e também na adequação aos padrões definidos pelas propriedades estruturas do material. O arquiteto providenciou análises, construabilidade e documentos digitais para fabricação direta e automática.

Axonométrica - Diagrama

O complexo de uso misto com 7 acres e mais de 37000 m² foi o resultado de um concurso internacional de projetos. Consiste em uma estrutura de concreto moldado in loco e pós tensionado com sete pavimentos em uma fachada exterior que utiliza mais de 7500 painéis personalizados de alumínio azul anodizado.

© Ben Benschneider

Com dois pavimentos acima do solo e dois parcialmente abaixo, o projeto se aproveita da topografia inclinada. O projeto é acessado por três níveis diferentes e tem mais de 230 m² de comércio no térreo e apresenta uma área de mais de 3200 m² a oeste preparada para ser desenvolvida futuramente com projetos que respeitem os conceitos do TOD - transit-oriented development.

Como parte de um plano de transporte multimodal, a Estação Angle Lake é equipada com depósito para bicicletas com armários integrados  e estantes, além de estações de recarga para veículos elétricos. 

Corte - Detalhe 01

A praça pública está situada no terceiro nível, conectada diretamente com a entrada para a plataforma do VLT, o estacionamento e as ruas públicas. Esta área apresenta um espaço de embarque e desembarque, áreas de carga e uma passagem coberta da garagem para a estação. Sua conformação oferece uma conexão visual e física entre os elementos do projeto e incluí uma série de espaços expositivos para obras de arte locais. As paredes, os caminhos, a pavimentação, o plantio nativo e os recursos de captação de águas pluviais foram concebidos de modo ornamental e ajudam a envolver aqueles que passam por ali. Esses elementos criam espaços de quietude para interações sociais entre os passantes. A praça é projetada para acomodar eventos da comunidade como festivais, feiras, exposições de arte e outras atividades ao ar livre. O projeto e a localização dos maiores elementos construtivos, maximizam sua funcionalidade, sustentabilidade e estética, ao mesmo tempo que fornecem um uso eficiente do espaço.  

© Ben Benschneider

O VLT de quase 3km fornece transporte público rápido do Aeroporto, o Seattle–Tacoma International Airport, passando pelo Rainier Valley, pelo centro da cidade de Seattle e pela Universidade de Washington. 

© Ben Benschneider

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:19955 28th Ave S, SeaTac, WA 98188, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação e Praça Angle Lake / Brooks + Scarpa" [Angle Lake Transit Station and Plaza / Brooks + Scarpa] 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889707/estacao-e-praca-angle-lake-brooks-plus-scarpa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.